Bagagem violada, avariada ou roubada –  O que fazer?

Se você conseguiu encontrar a sua bagagem, mas percebeu que ela sofreu avarias, foi violada ou itens foram roubados, dirija-se imediatamente ao balcão da companhia aérea para informar o ocorrido e solicite o Registro de Irregularidade de Bagagem.

Se possível realize um boletim de ocorrência na Delegacia do aeroporto, todas essas evidências ajudarão você na conquista de um reembolso justo.

Segundo a  Convenção de Montreal em casos de destruição, perdas ou avarias de bagagem a Companhia Aérea pagará um valor máximo ( conforme contrato) por passageiro.

Bagagem violada, avariada ou roubada

Bagagem violada, avariada ou roubada

Em uma conversão rápida isso é aproximadamente R $4.000,00, a cotação irá variar diariamente.

Existem alguns itens que não são reembolsáveis como, por exemplo:

  • Perfumes e outros artigos que possuam líquido
  • Joias e artigos de luxo
  • Eletrônicos e dispositivos tecnológicos
  • Óculos e objetos frágeis
  • Entre outros.

 

Tirar Foto da Bagagem

Uma dica extra é tirar uma foto da bagagem aberta momentos antes de ir para o aeroporto, isso servirá de prova para demonstrar os prejuízos gerados.

Segundo uma decisão de  2017 do STF os tribunais devem utilizar como base para as suas decisões a Convenção de Montreal que rege as relações entre voos internacionais e companhias aéreas estrangeiras.

Essa convenção estabelece o limite de reembolso e danos materiais em caso de problemas com bagagens.

Mas se o valor pago pela companhia aérea for arbitrário e você pode comprovar que realmente foi prejudicado poderá buscar na justiça uma indenização por danos morais.

Diferente do dano material o dano moral segue as regulamentações das leis brasileiras e mediante comprovação bem argumentada dos prejuízos morais causados os passageiros podem buscar indenizações.

Segundo a Convenção de Montreal o consumidor possui até 2 anos para buscar a justiça em casos de extravio de bagagem. Diferente do código de defesa do consumidor (CDC) que estabelece até 5 anos.

Bagagem violada, avariada ou roubada – Empresas Aéras

Mesmo sendo responsabilidade das empresas aéreas zelar e garantir o transporte correto da bagagem algumas dicas podem diminuir a probabilidade de problemas com o extravio:

  • Diferencie a sua bagagem com adereços, fitas e adesivos;
  • Não utilize bagagens de luxo ou de marcas famosas, bagagens caras atraem os ladrões;
  • Evite despachar a bagagem muito próxima do horário de decolagem, às vezes as bagagens não são colocadas no avião a tempo;
  • Dê preferência por voos sem conexões, a maioria dos casos de extravio ocorre no momento da troca do avião;
  • Utilize GPS na bagagem, alguns dispositivos específicos para bagagens ajudam a localizar e acompanhar o percurso dos seus bens;
  • Envelope a sua bagagem. Você pode fazer em casa ou contratar algum serviço de envelopamento no aeroporto;

Bens de Valor Alto

Não despache a bagagem com bens de alto valor, prefira levar esses artigos na bagagem de mão.

Siga essas dicas, com certeza irão reduzir bastante as chances de ter a sua bagagem extraviada.

Situações de extravio de bagagem são comuns em todo o mundo, voos que possuem conexões geram mais problemas devido ao transporte das bagagens entre aeronaves.

Os passageiros que tiveram sua bagagem extraviada em voos internacionais devem informar a Companhia Aérea e fazer um Registro de Irregularidade de Bagagem. A empresa possui 21 dias para buscar e recuperar a bagagem.

Bagagem Extraviada

Caso a bagagem extraviada não seja encontrada o cliente deverá ser compensado por danos materiais. Qualquer custo emergencial como roupas e itens de higiene pessoal devem ser reembolsados.

Alguns itens específicos não possuem cobertura e não são reembolsáveis como eletrônicos jóias entre outros.

A companhia aérea tem um limite de 1000 DES (aproximadamente R $4.000,00) para reembolsar os passageiros. Essas regras são definidas pela Convenção de Montreal e segundo o STF sobrepõem o Código de Defesa do Consumidor.

Porém caso o passageiro tenha sido prejudicado na esfera moral e emocional poderá acionar a justiça Brasileira em busca de uma indenização por danos morais em casos de extravio de bagagem

 

IMPORTANTE FICAR ATENTO:

  • Todo o ocorrido deve ter documentos comprobatórios emitidos pela Cia aérea, fotos também ajudam muito na hora de pedir reembolso. E os valores pagos de reembolso pela seguradora podem variar, tudo depende da cobertura contratada e das notas e recibos enviados para a seguradora.
  • Os itens reembolsáveis são os de necessidades básicas (vestimenta de uso urgente e higiene pessoal)
  • No caso de danos a mala o valor de reembolso é para conserto ou compra de outra mala/ bolsa (dentro do valor da cobertura
  • E no caso de perda o reembolso é feito para os itens citados acima de necessidade básica, com documentos (notas e recibos – bem detalhados dos itens de compras).
  • As maiorias das seguradoras possuem suporte para extravio de bagagem, caso isso aconteça faça tudo ainda dentro do aeroporto (docto Cia aérea e aviso a seguradora). Isso poderá agilizar a encontrar a mala.
  • E caso a Cia aérea faça algum pagamento ou dê voucher de crédito o valor será deduzido do reembolso pela seguradora.

 

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