Inúmeros, são os motivos que levam as pessoas a fazerem uma viagem de intercâmbio: adquirir confiança e independência, aprimorar o seu currículo e impulsionar sua carreira profissional, fazer novos amigos, aprender novos idiomas e culturas, lidar com sentimentos como a saudade e principalmente adquirir experiência.

            Como todo o tipo de viagem, um intercâmbio também está disposto à passar por alguns problemas e transformar o sonho em pesadelo em pouquíssimos segundos. É nesse cenário que entra o seguro viagem intercâmbio. Quanto maior o tempo viajando, maior a necessidade de adquiri-lo.

Seguro viagem intercâmbio é necessário?

            É indispensável e desejável a contratação desse item no momento de planejar a sua viagem. Os imprevistos surgem a todo momento e é nesse período que devemos manter a calma e a tranquilidade a fim de solucionar nossos problemas. Principalmente por estar longe da família e estar meses fora de casa, fora da nossa zona de conforto.

            Exigido ou não, o seguroviagem intercâmbio é uma ferramenta necessária e de extremarelevância. Mas lembre-se, algumas universidades não aceitam todos os planos deseguro, por isso é importante que antes se faça uma pesquisa detalhada e vejaos requisitos mínimos para seu destino.

            Os seguros de viagem, normalmente, são para um curto período e para um viajante com a agenda bem lotada. Por isso, não é ideal para um intercambista: as seguradoras adaptaram os seguros para que o estudante aproveite o tempo fora do Brasil, da melhor e mais confortável maneira possível.

Coberturas do seguro para intercambistas

            No momento de contratar o seu seguro viagem intercâmbio é o principal item a ser levado em consideração é a assistência médica proporcionada:

  • A seguradora deve arcar com todos os gastos médicos necessários, não só durante o tempo de viagem, mas sim do momento que sai de casa até retornar;
  • Deve haver cobertura para doenças psiquiátricas;
  • Cobertura para doenças pré-existentes – câncer e diabetes por exemplo: no caso de alguma crise, a seguradora cobrirá gastos de urgência, internação e transporte ao hospital caso necessário;
  • Fisioterapia e ortopedia;

Lembrando que o seguro viagem intercâmbio não conta apenas com orientação e solução de problemas relacionados à saúde. No caso de perca ou roubo de documentos, como passaporte e carteirinha/apólice do seguro, ou perca ou roubo também de cartões de crédito, a seguradora irá lhe fornecer ajuda necessária de onde ir e como resolver o seu contratempo. Além da seguradora prestar assistência no atraso da entrega das bagagens, na busca e localização das malas extraviadas e até no ressarcimento no caso de danos ou perdas materiais presentes na bagagem.             Buscando que seu tempo fora do Brasil, ocorra tranquilo e longe de problemas, o ideal é adquirir o seguro viagem intercâmbio. Além disso, acabar com as suas economias e voltar para a casa cheio de dívidas, é algo que viajante nenhum pretende passar. Tratar com seguradoras, em muitos casos, pode não ser fácil. Mas para que sua dor de cabeça seja menor é a melhor opção.