Você começou a planejar os primeiros passos do seu intercâmbio, mochilão ou viagem pela Europa e tem o roteiro mais ou menos definido na cabeça? Isso é ótimo! Mas, se não se atentar para um detalhe, poderá ter um problemão: o Tratado de Schengen! “Tratado do quê? Que tratado é esse? E o que afinal de contas isso tem a ver com minha viagem?!” O Tratado de Schegen nada mais é do que um acordo firmado em 1985, por países membros da Comunidade Europeia, e que só permite a entrada de turistas estrangeiros com Seguro Viagem Internacional ou Assistência Viagem.

O objetivo principal do Tratado de Schengen é controlar e, ao mesmo tempo, garantir a livre circulação de turistas nas fronteiras dos países integrantes, sem a necessidade de apresentar passaporte cada vez que ingressar a um novo país. Basicamente, você só poderá permanecer na Europa se fizer seu seguro viagem obrigatório, com cobertura mínima de 30 mil euros para assistência médica.

Países-membros do Tratado de Schengen

Até o momento, 27 países fazem parte do Tratado de Schengen e, portanto, exigem o seguro viagem obrigatório. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça. Lembrando que, sem a apresentação do seguro, você será obrigado a retornar ao seu país de origem.

Além da obrigatoriedade do Seguro Viagem, antes de iniciar sua aventura pelos países-membros do Tratado de Schengen, você deverá cumprir com outros pré-requisitos básicos. Confira:

  • Valor mínimo de 30 mil euros de cobertura para assistência médica em caso de acidentes ou doenças (sejam elas pré-existentes ou não).
  • Brasileiros podem viajar pelos países-membros do Tratado de Schengen, sem a necessidade de visto, por até 90 dias (três meses). Neste acordo, Chipre também faz parte.
  • Irlanda e Reino Unido não fazem parte do acordo. Ambas as nações possuem outro acordo de livre circulação, denominado Common Travel Area.
  • O viajante deverá mostrar suas passagens aéreas e comprovantes de hospedagem somente no primeiro destino.
  • Passaporte dentro da validade (com pelo menos três meses de validade após a data de retorno).
  • O período máximo de 90 dias nos países é válido a cada 180 dias, ou seja, a cada 6 meses.

Agora que você já sabe o que é o Tratado de Schegen, que tal escolher seu destino? Abaixo, separamos algumas dicas dos países mais procurados por turistas.

FRANÇA
A França é o destino mais visitado no mundo! Por que será? Repleta de charme, ela reúne o que há de mais sofisticado em gastronomia, cultura, moda e arte. Aliás, impossível falar da França sem mencionar sua capital, a tão sonhada Paris! Dona de um romantismo sem igual e de paisagens cinematográficas, Paris continua reinando no imaginário dos viajantes apaixonados. Voilà!

ITÁLIA
É fato! A Itália mexe com o coração e a alma dos brasileiros que visitam o país das festas e famosas pastas. Repleta de histórias milenares, berço de grandes gênios da arte, como Leonardo Da Vinci, a Itália mostra que seu brilho vai muito além da riquíssima gastronomia mediterrânea. E talvez essa seja sua receita para atrair e encantar a todos os turistas.

ESPANHA
Cosmopolita e versátil, a Espanha esbanja criatividade. Sua inspiração é fruto da grandiosidade de sua arquitetura, cultura, gastronomia e arte. Quer mais? O país baladeiro, de clima caliente, também promove diversão por bares, ruas e praias, ao ritmo de um povo vibrante e animado como os brasileiros.

ALEMANHA
Tradição e modernidade são dois adjetivos que traduzem bem o clima da Alemanha. País culturalmente muito rico e marcado por importantes momentos históricos, apresenta hoje um ambiente jovem e acolhedor. A capital Berlim, é a cidade mais emblemática desse momento, e promove atrações interessantes para todos os tipos de públicos. Em Munique, é obrigatório visitar a famosa Oktoberfest e apreciar as melhores cervejas artesanais do mundo.

PORTUGAL
Destino em alta entre brasileiros e europeus, Portugal tem se mostrado um país focado no futuro, cada vez mais aberto a turistas do mundo todo, sem economizar em charme e simpatia. A terrinha passou por uma série de revitalizações e ganhou destaque, nos últimos anos, por sair da crise sem perder suas origens. Se você aprecia boa gastronomia, vinhos de qualidade, bacalhau, queijos e pasteis de nata, sem pagar caro, este é seu lugar!

Gostou das dicas? Conheça mais sobre a história do Tratado de Schengen aqui. Fique ligado no blog da Multi Seguro Viagem e aproveite o melhor do seu roteiro.