Search
Close this search box.

Seguro viagem durante a pandemia

Felizmente a última pandemia que a OMS (Organização Mundial da Saúde) registrou foi a 100 anos atrás e, portanto, algo incomum e jamais questionado em qualquer cobertura de seguro. Porém, nos últimos meses a maior dúvida dos viajantes, mesmo aqueles que estão tentando remarcar suas viagens ou até mesmo aqueles que já estão no exterior e que podem contrair essa enfermidade durante o passeio, é questionar se o seguro viagem possui cobertura para o coronavírus ou como funciona o seguro viagem neste período de pandemia, que desde março foi declarado oficialmente pela OMS uma pandemia.

Importância do Seguro Viagem

Primeiramente, antes de falar sobre como funciona o seguro viagem em caso de coronavírus, é preciso ressaltar a importância de adquirir uma apólice de seguro antes de iniciar seu passeio, mesmo porque, as coberturas mais tradicionais de uma apólice, tais como, atendimento médico emergencial no exterior por doença ou acidente, extravio de bagagem, translado médico, ou até mesmo cobertura para doenças pré-existentes, entre outras coberturas que podem constar dentro da apólice, de acordo  com o plano que optar, são coberturas que trarão mais tranquilidade e segurança para diversas situações em uma viagem e que permanecem inalteradas dentro do seguro viagem, mesmo neste período de pandemia.

Desta forma, recomendamos que não deixe de buscar orçamentos na plataforma MultiSeguroVIagem pois trabalhamos com as principais Operadoras/Seguradoras do Brasil proporcionando ao viajante as opções mais adequadas ao seu perfil de viagem.

Seguro Viagem na pandemia

A cobertura de um seguro viagem acionada em casos de doença é a DMH – Despesas Médicas e Hospitalares, que proporcionará ao viajante a possibilidade de ser atendido em clinicas e hospitais credenciados a Seguradora do plano, sem pagar nada pelo uso, até o limite da cobertura contratada ou até mesmo ser reembolsado caso não utilize uma rede credência.

Mas como em qualquer seguro, dentro da apólice existem regras e riscos incluídos e excluídos deixando claro ao segurado todas as coberturas de direito ou não. Para considerarmos uma doença que se alastra pelo mundo, uma epidemia ou pandemia, temos que aguardar o posicionamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), pois somente esta entidade que determinará oficialmente o que ocorre, bem como será determinante para saber se há possibilidade de proteção por parte das seguradoras.

OMS

Quando a OMS classifica que a doença tem o status de pandemia, o que significa basicamente que a enfermidade está se espalhando pelo mundo todo, não haverá cobertura nas apólices de seguro em nenhum lugar do planeta, pois a pandemia sempre foi considerada risco excluído do seguro viagem. Na apólice constará que certos tipos de situações, como esta por exemplo, a seguradora não se responsabiliza pelo tratamento, reembolso ou indenização para o viajante.

Desta forma, desde que a OMS classificou portanto o vírus coronavírus como pandemia em 11/03/2020 o mesmo se tornou um risco excluído do seguro viagem e as seguradoras passaram a não ser mais obrigadas a cobrir o tratamento para o viajante que contrair o vírus e manifestar o Covid-19.

Internação pelo Convid-19

Porém, no momento que isso ocorreu, cada seguradora se manifestou sobre o tema e a maioria delas, formalizou dizendo que as coberturas principais permanecerão ativas e que em caso de sintomas do covid-19 o viajante poderá realizar exames e consultas cobertos pelo seguro, mas que em caso de diagnóstico positivo para o Covid-19 a mesma seguirá os protocolos estabelecidos pelas autoridades locais de saúde, em conformidade com as orientações da OMS. Em outras palavras, em caso de internação pelo Covid-19 o viajante não terá cobertura e pagará 100% dos custos de hospitais, etc..

Mas há exceções, pois mesmo o Covi-19 sendo considerado uma pandemia e estar em risco excluído das apólices de seguro, há Operadoras que formalizaram a favor da cobertura de 100% da DMH para casos do Covid-19 até mesmo internação, deixando o viajante ainda mais tranquilo para sua viagem e portanto, o ideal é você contatar um dos nossos consultores para adquirir o seguro ideal para sua viagem, se protegendo também contra a pandemia.

Entre em contato com um de nossos consultores através dos nossos canais oficiais e tire todas suas dúvidas:

 

 

Leia Também : Mala de Mão – Parte 2

Gostou da matéria “O Seguro Viagem possui cobertura para pandemias e epidemias?” Compartilhe abaixo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Cote online

    MULTI SEGURO VIAGEM

    A Multi Seguro Viagem é uma empresa que atua nos setores de turismo e seguros. Nossa missão é proporcionar tranquilidade e comodidade para quem gosta de explorar novos destinos.

    Categorias

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Assine a newsletter

    Receba nossas recomendações para sua próxima viagem.