Que o seguro viagem é indispensável para assegurar a vida e a qualidade da viagem dos passageiros, a gente já sabe. Com Seguro Viagem, o passageiro tem assistência médica necessária, odontológica, cobertura para medicamentos, se necessários, fora as coberturas em caso de morte ou invalidez, dentre outras. Mas será que o seguro viagem cobre outras funcionalidades, como aparelhos eletrônicos? Essa tem sido uma dúvida comum e por isso decidimos abordar esse tema hoje. Olha só:

O Seguro Viagem é um pacote de serviços com o objetivo principal de prestar toda assistência que o passageiro possa precisa durante a vigem. Todos nós estamos sujeitos a sofrer complicações de saúde. Às vezes são simples, como um resfriado ao viajar para um País com clima bem oposto ao nosso. E, às vezes são complicações mais graves, como um braço quebrado, por exemplo. Seja como for, o Seguro Viagem está lá para cobrir estes eventuais gastos médicos e arcar com o valor desde que ele esteja dentro do limite do plano contratado.

FAÇA UMA COTAÇÃO ONLINE DE SEGURO VIAGEM

Um outro serviço que o seguro viagem cobre é a perda ou extravio de bagagem. E é aqui que começamos a entrar no tema. Ao optar por determinado plano de Seguro Viagem, você tem duas principais informações para analisar: o valor máximo de cobertura para assistência médica e o valor máximo de cobertura para perda de bagagem. O valor especificado dentro da assistência médica, é o valor máximo que o plano irá cobrir caso você precise de auxílio médico. E o valor dedicado a perda de bagagem é o custo máximo que o seu plano irá cobrir caso haja perda ou extravio de bagagem. O que isso significa? Que Seguro Viagem não cobre um determinado aparelho eletrônico, ele cobre um valor para sua bagagem no total. E não para um determinado objetivo, como um equipamento fotográfico específico, por exemplo.

Se Seguro Viagem não cobre aparelhos eletrônicos, como posso me prevenir em caso de perda ou danos?

Ao viajarmos, é comum querermos levar nosso notebook ou, nosso equipamento fotográfico e, mais comum, nosso smartphone. Mas estes eletrônicos podem sofrer danos ou mesmo serem furtados ou extraviados. Se o Seguro Viagem não realiza esse tipo de cobertura, como estar protegido nestes casos?

Veja Também:
SEGURO VIAGEM PARA EVENTOS

Fazer um seguro para equipamentos portáteis com cobertura internacional é a melhor opção para assegurar que seu equipamento estará seguro em casos de incidentes, como os mencionados acima.

Mas é preciso ficar atento a cada cobertura oferecida pelos planos de várias operadoras. Isso porque, muitas delas, não cobrem furto simples, com desaparecimentos inexplicáveis ou até mesmo, extravio. Portanto, é preciso avaliar atentamente as informações do plano, para não contratar um serviço que não será útil para você e não proporcionará a devida segurança que você almeja.

Vale lembrar, que para conseguir assegurar um equipamento, seja ele qual for, é necessário que você tenha a nota fiscal do aparelho. Se a nota fiscal estiver em nome de outra pessoa, por exemplo, será exigido ainda que seja feita uma carta de doação ou um documento que comprove a aquisição do eletrônico.

Entre os equipamentos que podem ser cobertos dentro do seguro para portáteis, estão: smartphone, notebooks, tablets, filmadoras, equipamentos fotográficos, acessórios entre outros.

Seguro Viagem – Uma alternativa

Você sabia que embora o Seguro Viagem não cubra um equipamento em específico, você pode fazer uma declaração de um determinado valor, em especial, que há dentro da sua bagem despachada no momento do check in, na própria companhia aérea?

Dessa forma, a companhia se responsabilidade pelas perdas ou danos do se equipamento, desde que ele não ultrapasse 2 mil dólares para voos domésticos e 3 mil dólares para voos internacionais.

Para isso, é necessário preencher um formulário de confirmação de bens.

Vale a pena se informar.