Search
Close this search box.

Roaming Internacional – 8 Dicas para Economizar com Celular no Exterior

Roaming Internacional – Evite imprevistos na sua conta de celular quando viajar ao exterior

Roaming Internacional, como funciona?

Quais as melhores práticas de viajantes experientes ao usar o celular no exterior?

Como economizar e evitar surpresas com sua conta de celular depois de voltar de uma viagem internacional?

Essas estão entre as dúvidas mais comuns de quem está preparando um roteiro de viagem internacional.

Por isso, como sempre pensamos em ajudar você a viajar tranquilo e economizar aqui no Blog da Multi Seguro Viagem, preparamos algumas dicas importantes para usar bem o seu celular em outro país:

  1. Roaming Internacional – Fale com sua operadora ainda enquanto estiver no Brasil

O primeiro passo é verificar junto a sua operadora como funciona o roaming internacional para seu plano, e como funciona se você não contratar nenhum plano adicional.

Sem contratar nenhum plano adicional e específico para roaming internacional, normalmente você vai pagar bem mais caro e terá uma surpresa desagradável quando sua conta chegar.

Pegue os preços tanto para receber e fazer ligações do exterior, como para o pacote de dados.

Normalmente as principais operadoras do Brasil como VIVO, Claro, TIM, e OI possuem pacotes predeterminados por períodos e por quantidade de dados que deseja utilizar e ligações que pode fazer.

Avalie o melhor plano para sua necessidade, mas não feche ainda, pois agora você poderá comparar com outras alternativas disponíveis que mostraremos a seguir.

Caso não tenha feito isso e está lendo este artigo já estando no exterior, o melhor é desligar seu pacote de dados e manter seu celular no modo avião para evitar altos gastos.

  1. Comprar Chip Internacional ainda no Brasil

Agora que você já tem os preços de sua operadora para Roaming Internacional, é hora de pesquisar os preços e avaliar se compensa comprar um chip internacional ainda estando no Brasil.

Existem empresas no mercado com preços a partir de R$ 35,00 só para o uso de dados, com durações que podem variar de 5 até 30 dias, sempre com a opção de contratar dias adicionais.

Algumas destas empresas podem te entregar o CHIP em sua casa, antes de sua viagem, com frete a combinar.

Confira por exemplo esta empresa: https://www.easysim4u.com/ e consulte seus planos e opções, ou ainda veja as opções Fale Global, World Sim, Telestial ou One Sim Card

Para utilizar um outro chip em seu celular, você naturalmente terá outro número, ou seja, seu número no Brasil ficará indisponível para receber chamadas se você optar por esta opção.

Uma das preocupações que surgem antes de decidir por usar um chip internacional é sobre o uso do WhatsApp.

Como conseguir manter o número de WhatsApp ao colocar um chip internacional em meu celular?

  1. Troque o Chip
  2. Assim que ligar o celular, abra o aplicativo do WhatsApp e verá que automaticamente aparecerão duas mensagens: Alterar para novo número ou manter seu número atual.
  3. Clique na opção “manter”, e com isso você manterá seus grupos e agenda do WhatsApp normalmente.
  4. Comprar um Chip Internacional em seu Local de Destino

Esta é uma opção para quem quer economizar, porém requer um pouco mais de trabalho, pois para garantir essa economia, dependendo de seu destino, você precisará pesquisar as opções de planos e preços antes de chegar ao local.

Neste caso, vale a pena consultar outros viajantes que já conhecem o destino para ver como fizeram para resolver essa questão de Roaming Internacional e economizar.

Do mais, utilizar este chip internacional no seu local de destino é a mesma coisa que a opção anterior de comprar no Brasil, inclusive no aspecto de manter seu WhatsApp funcionando normalmente.

Sempre bom avaliar questão de diferença cambial entre o Brasil e seu destino na hora de comparar os preços, lembrando também de incluir taxa de cartão de crédito e o IOF incidente sobre compras feitas no exterior.

Uma vantagem ao comprar um chip internacional já em seu local de destino, é a possibilidade da operadora que você escolher ter HOTSPOTS, ou seja, pontos de Wi-FI pagos, onde você pode se conectar fazendo um cadastro, para que possa fazer suas ligações por WhatsApp por exemplo.

  1. Utilize Wi-Fi sempre que disponível

Independente da opção que melhor atender a sua necessidade, desligue seu pacote de dados quando você tiver wi-fi disponível, pois infelizmente ainda não é tão transparente a forma de controlar o quanto você consome de seu pacote de dados, que poderá terminar quando menos você esperar e precisar (Não deixe de ler a dica 7)

Com isso você evitará cobrança de franquia excedente.

Procure utilizar no modo offline (sem conexão de internet) os aplicativos que permitam isso.

Procure também baixar suas músicas ou outros aplicativos que precisar, antes da viagem.

Conheça também as parcerias de sua operadora de celular, de forma que possa utilizar os aplicativos que não consumam seu pacote de dados.

Algumas operadoras tem parcerias por exemplo, com o Deezer, para músicas,  com o WhatsApp e Facebook também, ou seja, você poderá utilizar sem consumir seu pacote de dados. (Consulte sua operadora para ver se isso é válido também no exterior para Roaming Internacional)

  1. Ligar do Hotel, Ligação a Cobrar ou usar Cartões telefônicos?

O celular completou 45 anos de existência em 3 de Abril de 2018 e nos parece hoje tão normal e cotidiano, que nos esquecemos de outras opções para comunicação:

Usar o Telefone do Hotel:

Antes de utilizar o telefone de seu hotel para fazer ligações internacionais, vale a pena consultar as tarifas, pois também tendem a ser muito caras.

Cartões Telefônicos:

Os cartões telefônicos de raspar, permitem que você fale por horas, por valores bem baixos e atrativos. Pode valer a pena, dependendo de sua necessidade e especialmente se a conexão wi-fi do local for ruim ou não existir.

Você precisa seguir as instruções que podem variar de acordo com cada cartão telefônico, mas basicamente os passos são:

  1. Ligar para o Toll Free (0800) indicado no Cartão.
  2. Selecionar a língua desejada
  3. Entrar com o código único do seu cartão
  4. Discar o número que quer falar no Brasil

Vale a pena observar se os preços variam de acordo com cada marca, com o tempo, e quantas ligações para diferentes números irá fazer, ou seja, isso pode ter impacto na sua decisão para ver o que é mais interessante para você.

Ligações a Cobrar do Exterior para o Brasil:

Em relação a ligar a cobrar para o Brasil do seu hotel ou celular, é sempre uma opção, mas tem sido pouco utilizada diante das opções de conectividade disponíveis atualmente.

A Embratel oferece um serviço chamado Brasil Direto, pelo 1-800-283-1055 e quem recebe a chamada é quem pagará pela ligação.

  1. Aplicativos úteis

Uma boa opção para quem viaja ao exterior e quer economizar com Roaming Internacional é utilizar aplicativos que auxiliem na localização e que funcionem sem a conexão com a internet, ou seja, apenas como GPS.

O Google Maps por exemplo funciona sem a conexão com a internet, mas para isso é necessário fazer o download do mapa do local desejado anteriormente ao uso.

Para saber mais sobre como utilizar o Google Maps sem conexão de internet, confira a matéria do Olhar Digital: https://olhardigital.com.br/video/google-maps-funciona-mesmo-sem-internet-saiba-como/65683

Outra dica importante para economizar é pesquisar se o navegador de seu smart phone permite que suas páginas sejam carregadas quando você estiver em um local com w-fi para que possa fazer a leitura posterior, sem internet, ou seja sem a necessidade de gastar seu pacote de roaming internacional.

Procure utilizar opções de aplicativo de entregas que consomem menos dados moveis.

  1. Uso do Celular para Emergências

Viajar para outro país requer um bom Seguro Viagem.

Viajantes frequentes sabem que utilizar apenas o seguro do cartão de crédito deixa a desejar e pode ser bastante arriscado.

Para saber tudo sobre Seguro Viagem, melhores planos e coberturas, veja os detalhes em:

https://www.multiseguroviagem.com.br/seguro-viagem

Em caso de emergências, você precisará acionar a central de atendimento internacional da seguradora que você escolher, e por isso é fundamental que você esteja bem resolvido com a questão de roaming internacional, com tudo funcionando, pois, você poderá precisar em caso de imprevistos.

Para fazer cotação e comparação de Seguro Viagem, consulte sempre o Site da Multi Seguro Viagem:

https://www.multiseguroviagem.com.br/
  1. Roaming Internacional – Dicas Bônus

Muitos hotéis divulgam Wi-Fi Free quando você pesquisa na internet, e isso praticamente se tornou algo básico, porém vale a pena consultar as avaliações de outros hóspedes quanto a qualidade de conexão, pois entre ter e de fato funcionar pode haver muita diferença.

Consulte sites especializados em avaliações de hotéis e roteiros como: https://www.tripadvisor.com.br/

Outra dica importante, é que alguns países são bem ruins para você conseguir internet, pois tem relação com a cultura e costumes do local.

Se você vai para alguns dos países como os citados abaixo , suas pesquisas devem ser ainda mais detalhadas e completas para ver suas melhores alternativas:

Cuba, Irã, Coréia do Norte, Síria, Bahrein, e alguns outros países comunistas.

Em contrapartida, se seu destino for os Estados Unidos, procure saber sobre o Project Fi, do Google, que pretende substituir as operadoras de telefonia tradicionais e oferecer wi-fi constante para as pessoas.

Ai neste caso, acabariam suas preocupações sobre Roaming Internacional, já pensou?!

Se você vai para os Estados Unidos, confira as melhores opções de Seguro Viagem pelo link:

https://www.multiseguroviagem.com.br/oferta/estadosunidos

ou veja aqui 10 Curiosidades sobre a América do Norte

Roaming Internacioanal  – Conclusão

Pesquisar e comparar, para entender melhor suas opções, de acordo com sua necessidade é sempre a melhor opção.

Consulte sempre sua operadora atual e compare com as opções de Chip Internacional comprado no Brasil, ou Chip comprado localmente.

Nunca viaje sem um Seguro Viagem de Qualidade, consulte um de nossos consultores na Multi Seguro Viagem:

https://www.multiseguroviagem.com.br/

Para outras consultas e comparações para te ajudar a economizar, recomendamos sempre: https://cotecompare.com.br/

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Cote online

    MULTI SEGURO VIAGEM

    A Multi Seguro Viagem é uma empresa que atua nos setores de turismo e seguros. Nossa missão é proporcionar tranquilidade e comodidade para quem gosta de explorar novos destinos.

    Categorias

    Assine a newsletter

    Receba nossas recomendações para sua próxima viagem.