Economizar não significa necessariamente viajar de forma reduzida ou até mesmo mesquinha, mas sim, pagando o mínimo possível para passear como quiser e fazer o que quiser sem restrições.
Hoje, em um mundo cheio de competição, as grandes empresas de viagens precisam atrair mais clientes e fidelizar os mesmos, por isso é um erro você pagar valores cheios, quando pode sempre conseguir um descontinho aqui ou outro ali.
Neste artigo, separamos 5 dicas essenciais para você conseguir viajar de forma tranquila e pagando pouco!
1 – Controle os seus gastos para viajar melhor
Parece um truísmo, mas se você não sabe o quanto está gastando, não saberá se é muito ou pouco. Então, além de fazer um orçamento diário antes de pôr os pés na estrada, você precisa controlar o que gasta todos os dias para ver se está se ajustando suas necessidades a esse planejamento.
Para saber se você está indo bem, a primeira coisa que você precisa saber é o que você está fazendo com a grana que tem. Você pode, antes de sair para viajar, fazer uma simulação de quanto irá gastar em um dia no destino escolhido, e claro, os gastos durante o percurso.
Inclua tudo: lanchinhos no aeroporto, UBER, táxi, aluguel de carro, mercado, outros transportes, almoços, jantares, souvenirs e presentinhos, etc. Você vai se surpreender ao ver como viajar pode ser custoso. E é aí que você vem com um plano de contingência para remover ou reduzir estes custos previstos o máximo possível,
2 – Utilize cupons de viagem como o Airbnb
Como dito no começo deste artigo, a concorrência entre as empresas de viagem estão crescendo cada vez mais e com isso, você consegue descontos para a sua viagem ao pesquisar por estas empresas na internet.
Um bom exemplo, é o cupom Airbnb que te dá descontos na sua primeira estadia, além de que o Airbnb é mais econômico para se hospedar do que ficar em hotéis ou pousadas.
Além do Airbnb, você também pode conseguir muitos pontos utilizando sistemas como Smiles com o seu cartão de crédito.
3 – Viajar na baixa temporada
Embora possa parecer um ponto óbvio, as datas em que todos viajam são as mais caras. Se você puder, evite as férias de verão, férias de julho, Carnaval, Páscoa, Natal… e não se esqueça dos eventos e feriados locais do destino que está indo.
Por exemplo, uma pousada que tem o valor de R$ 150/diária em Paraty-RJ, na FLIP, um evento de literatura que acontece em julho, a diária vai para R$ 800. Já pensou?
Então o que é alta temporada para um, não é para outro. No Carnaval, por exemplo, existem destinos que poucas pessoas querem ir e pode ser uma opção para você.
Leia também: 5 Dicas Para a Sua Primeira Viagem Internacional
4 – Tente viajar sem correria
A pressa é sempre um mau caminho a percorrer em uma viagem. Como dizem em muitos países: a pressa mata. Isso nos faz perder lugares incríveis e gastar muito dinheiro em transporte para fazer certos percursos que são curtos.
Sabemos que nem todos – na verdade quase ninguém – podem se dar ao luxo de esticar a viagem como se fosse um chiclete, mas deve-se pensar: a melhor maneira de economizar na sua viagem é fazendo as coisas sem pressa.
E isso engloba todo o planejamento antes de ir, os gastos previstos, etc.
5 – Seja flexível para viajar mais barato
Se o seu sonho é viajar mais, mas não tem muitas opções de destino pra ir por conta dos valores, você tem duas possibilidades: consiga ofertas com bons preços com antecedência para onde quer ir ou escolha um país mais econômico.
Mesmo que você encontre um pacote perfeito para ir para os Estados Unidos, por uma semana, estará muito mais caro do que passar um mês na Índia ou em um país do sudeste asiático, por exemplo.
Isso se dar por vários motivos, como a conversão da moeda, a temporada, a procura, etc.
Conclusão
Viajar mais barato é algo que você pode começar a fazer hoje mesmo, analisando seus gastos, se planejando com antecedência e economizando. Afinal, a beleza de viajar é poder curtir e relaxar, mas isso não significa que você precisa comprar tudo que ver pela frente ou pagar altas taxas para hotéis, companhias aéreas, etc.