Quando planejamos uma viagem pensamos em tudo, ou quase tudo. Local, roteiros, passeios, hospedagem, passagens e mais tudo aquilo que o destino pode nos proporcionar.
Mas só pensamos em coisas boas! Ninguém, ou quase ninguém, pensa que algo pode acontecer e estragar todo o planejamento. Pior, é impensável perder a mala durante a viagem, principalmente em viagens internacionais!
É nesses casos que um seguro bagagem e mala pode salvar a viagem. Além de ser essencial, principalmente em viagens internacionais, ele vai te ajudar em casos de perda ou extravio de bagagem.
Antes de tudo, vale lembrar que a perda ou extravio de bagagem é algo mais comum do que imaginamos. Aeroportos são locais cheios, com um tráfego imenso e intenso de pessoas. Seja por pressa ou distração, pegar a mala errada não é tão incomum.
Tem casos que a própria companhia aérea é a responsável pelo ocorrido e, em outros casos, existem quadrilhas que roubam bagagens. Seja por qual motivo seja, perder sua bagagem não seria algo inédito ou único para viagens.
Mas, como proceder ao perceber que sua bagagem não está onde deveria estar, ou seja, com você?
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o responsável pela indenização ou devolução da bagagem é da companhia aérea, entretanto eles possuem um prazo de 21 dias para realizar o procedimento.
É nesse contexto que a seguradora onde foi contratado o seguro, tem responsabilidade. A função dela é o de reembolsar o cliente, caso a bagagem seja extraviada por mais de 24 horas. Esse reembolso é para suprir as necessidades básicas, de primeira necessidade, do viajante.
Mas, ao contratar o seguro viagem, eu já contrato automaticamente o seguro bagagem?
Não necessariamente. É necessário que você verifique junto da empresa se o seguro contratado cobre o extravio ou perda de bagagem. Fique atento também ao contrato.
Verifique com a operadora do seu cartão de crédito se eles possuem esse tipo de seguro, alguns cartões oferecem esse benefício, seja pela modalidade ou por pré-requisitos da operadora.
São tantos detalhes, que recomendamos buscar ajuda de especialistas, como por exemplo, o multiseguroviagem.com.br, especialista na área. Além de comparar planos com diversas operadoras, também poderá auxiliar nas principais dúvidas, pois possuem especialistas atendendo no site.
Perdi minha bagagem, e agora?
O primeiro passo ao ter sua bagagem extraviada ou perdida é procurar a companhia aérea e formalizar a reclamação. Você tem até 21 dias para realizar o procedimento.
Ao comunicar a empresa, você deverá preencher Registro de Irregularidade de Bagagem, ou RIBE, e apresentar o comprovante de despacho de bagagem. O comprovante é recebido no momento do check-in, é importante guarda-lo com você, principalmente para casos que ocorra a perda ou extravio.
Posteriormente, basta informar a seguradora sobre o ocorrido para receber seu reembolso.
Outra cobertura possível no seguro viagem internacional é o de danificação de bagagem. Após pegar sua mala na esteira do aeroporto verifique se ela não foi danificada durante a viagem.
Nessa categoria, será considerado dano de bagagem apenas caso exista algo danificado ou destruído dentro da mala. Se o fato realmente acontecer, você precisa comunicar a companhia aérea em até sete dias.
Fique atento a sua bagagem, previna-se e faça uma boa viagem!